César Borges diz que Lula "joga" com o eleitorado em seus discursos

Da Redação | 24/11/2005, 00h00

O senador César Borges (PFL-BA) subiu à tribuna nesta quinta-feira (24) para fazer críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, segundo o parlamentar, vem adotando um "discurso monopolista". Segundo afirmou, Lula faz um jogo duplo visando a sua reeleição, ao manter a política neoliberal de economia do governo passado e, simultaneamente, concordar com a oposição, dando margem a que integrantes do seu gabinete critiquem a linha adotada pelo ministro da Fazenda, Antonio Palocci.

Segundo o senador, já em plena campanha, Lula adota o discurso da oposição contra os juros e as instituições financeiras, negando, inclusive, projeções que prevêem um superávit primário (resultado da arrecadação do governo, subtraídas as despesas, antes do pagamento dos juros) de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) para 2005, percentual acima da meta de 4,25% do PIB fixada com o FMI.

Com isso, analisa o senador, o país deixa de investir em infra-estrutura para favorecer o sistema financeiro, que "possivelmente ajudará Lula na eleições".

César Borges acrescentou que, por causa dos juros, a dívida interna cresceu R$ 11 bilhões em um mês, fato que, a seu ver, configura "um governo surreal, comandado por um coronel do século 21".

O senador disse ainda que Lula também engana a população com a propaganda que faz sobre os programas sociais. Conforme afirmou, o principal programa, o Bolsa Família, está fadado a não ser concluído por falta de recursos orçamentários.

- O que se vê no momento é a distribuição de bolsas assistencialistas - finalizou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: