Senado recebe visita do príncipe herdeiro da Bélgica

Da Redação | 23/11/2005, 00h00

O príncipe herdeiro do trono da Bélgica, Philippe Léopold Louis Marie, conhecido como Príncipe Philippe da Bélgica, fez uma visita oficial ao Senado Federal nesta quarta-feira (23), quando foi recebido pelo presidente da Casa, Renan Calheiros, e pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Roberto Saturnino (PT-RJ). Também estiveram presentes ao encontro os senadores Ney Suassuna (PMDB-PB), Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO), Gerson Camata (PMDB-ES), Serys Slhessarenko (PT-MT), Eduardo Suplicy (PT-SP), Amir Lando (PMDB-RO) e Jefferson Péres (PDT-AM).

Conduzido ao Museu do Senado, onde são tradicionalmente recepcionados os chefes de Estado estrangeiros, o príncipe destacou os diversos laços que unem Brasil e Bélgica desde meados do século XIX, especialmente nas áreas de intercâmbio universitário e investimentos. O príncipe ainda frisou o interesse dos belgas na diversidade cultural brasileira e elogiou a capacidade de convivência de tantas raças e culturas.

Filho mais velho do rei Albert II e da rainha Paola, o príncipe teve a oportunidade de apreciar um quadro que retrata o seu avô, o rei Albert I, em trajes militares. O quadro, pintado por Jacques Madyol, foi doado ao Congresso Nacional pelo parlamento belga em agradecimento à ajuda do Brasil durante a Primeira Guerra Mundial. Além de herdeiro do trono belga, o Príncipe Philippe porta o título de duque de Brabant e ocupa uma vaga de senador. Ele ainda preside o Conselho de Administração do Escritório Belga de Comércio Exterior e o Conselho Federal de Desenvolvimento Sustentável.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: