Renan recebe medalha na inauguração do Memorial da República
Da Redação | 15/11/2005, 00h00
O presidente do Senado, Renan Calheiros, foi agraciado nesta terça-feira (15) pelo governador de Alagoas, Ronaldo Lessa, com a medalha do "Mérito da República - Marechal Deodoro" durante a inauguração do Memorial à República, em Maceió (AL). A medalha também foi entregue ao vice-presidente da República e ministro da Defesa, José Alencar, aos senadores Teotônio Vilela Filho (PSDB-AL) e Heloísa Helena (PSOL-AL), e aos governadores: da Bahia, Paulo Souto; do Pará, Simão Jatene; do Tocantins, Marcelo Miranda; do Ceará, Lúcio Alcântara e do Amapá, Waldez de Góes.
A inauguração do memorial fez parte das comemorações do 116º aniversário da Proclamação da República e é uma homenagem aos marechais alagoanos Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, que foram os primeiros presidentes da República do Brasil.
Construído em uma área histórica de Maceió, o Bairro Jaraguá, o memorial funcionará como uma espécie de extensão do Museu da República do Rio de Janeiro e servirá de espaço permanente para a exposição de objetos históricos, de acordo com o secretário de Cultura de Alagoas, Eduardo Bonfim.O museu ocupa uma área de 2.500 m², possui dois pavimentos e custou R$ 1,5 milhão aos cofres do governo alagoano.
Receberam a medalha, ainda, o vice-governador de Alagoas, Luiz Abílio de Souza Neto; o comandante militar do Nordeste, Eron Carlos Marques, e o embaixador do Brasil em Portugal, Antônio Paes de Andrade.
Durante a cerimônia, os três senadores por Alagoas elogiaram a iniciativa, em especial pelo fato de ela destacar as figuras de Floriano Peixoto e Deodoro da Fonseca.
- Essa decisão é um reconhecimento à classe política brasileira e à importância dos políticos alagoanos para a história do país - declarou Renan Calheiros.
Para a senadora Heloísa Helena, a "República deve ser repensada e reproclamada todos os dias como forma de garantir a continuidade da vida democrática". Já o senador Teotônio Vilela Filho ressaltou a relevância da homenagem e disse que ela servirá "como aprendizado para as gerações futuras sobre o valor da democracia".
Paulo Vasco / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: