Supostos envolvidos no assassinato de Celso Daniel são ouvidos em SP
Da Redação | 14/11/2005, 00h00
A CPI dos Bingos ouviu, nesta segunda-feira (14), em São Paulo, presidiários acusados de envolvimento no assassinato do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel (PT), ocorrido em janeiro de 2002. Compõem a lista Ivan Rodrigues da Silva, Elcyd Oliveira Brito, José Edson da Silva, Rodolfo Rodrigo dos Santos Oliveira, Itamar Messias Silva Santos, Marcos Roberto Bispo dos Santos e José Erivan Aleixo.
Os depoimentos foram colhidos pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP), membro da comissão, na sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), com a presença dos delegados da Polícia Civil Elizabeth Sato, Edson Santi e Armando dos Santos, além do promotor do Ministério Público Amaro José e de vários assessores da CPI.
Ivan Rodrigues da Silva, o primeiro a depor, garantiu que o seqüestro não foi planejado e afirmou que a vítima teria sido escolhida aleatoriamente. Tal alegação vai de encontro à tese que vem sendo defendida pelos parlamentares da oposição na CPI - a de que o assassinato de Celso Daniel foi crime político.
O senador Eduardo Suplicy informou que os delegados envolvidos no caso acreditam na tese de crime comum. No entanto, ele não se disse convencido de nenhuma das explicações.
- Penso que é da maior importância que a CPI possa chegar à uma conclusão quanto a isso, qualquer que seja ela - crime comum ou crime de mando. É preciso desvendar - defendeu.
Até o final da tarde desta segunda-feira, haviam sido ouvidos, além de Ivan, Rodolfo Rodrigo dos Santos Oliveira e José Edson da Silva. O depoimento de Elcyd Oliveira Brito havia sido iniciado, porém foi interrompido porque o presidiário exigiu a presença de sua advogada. A expectativa era de que todos os depoimentos fossem concluídos ainda na noite desta segunda.
Além dos presidiários em questão, a CPI programou depoimentos de outras testemunhas relacionadas ao caso. As notas taquigráficas das oitivas deverão ser reunidas para fornecer subsídios ao relatório final da comissão.
Raíssa Abreu/Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: