Suplicy homenageia Betinho

Da Redação | 10/11/2005, 00h00

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) fez uma homenagem nesta quinta-feira (10) ao sociólogo mineiro Herbert de Souza, o Betinho, que completaria 70 anos de idade no dia 3 de novembro. O sociólogo morreu em 1997 em conseqüência de uma hepatite do tipo C. Ele era portador do vírus da Aids.

- Betinho dedicou sua vida a melhorar a condição humana dos brasileiros e dos outros povos que o acolheram no exílio. Betinho nunca parou - testemunhou o senador.

O parlamentar paulista rememorou a história de Herbert de Souza, lembrando que ele, vivendo numa família de oito irmãos, aprendeu cedo a dividir o que tinha. Liderança da juventude católica nos anos 60, o jovem Betinho, segundo Suplicy, guiava-se pelas orientações do Segundo Concílio do Vaticano e do Papa João XXIII. A atuação do sociólogo contra a ditadura militar, em trabalhos de politização de operários também foi destacada pelo senador paulista.

Nos anos 80 e 90, Herbert de Souza liderou campanhas contra a discriminação de portadores do vírus da Aids e movimentos em defesa da ética na política. Em 1992 passou a dedicar-se à Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida, que mobilizou a sociedade no combate à fome no Brasil.

(Moisés de Oliveira Nazário)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: