Valadares endossa pleito de defensores públicos federais

Da Redação | 09/11/2005, 00h00

O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) endossou pleito dos defensores públicos federais pela efetiva implantação da carreira, prevista na Constituição Federal de 1988, em todo o território nacional. Segundo informou, a Defensoria Pública da União conta hoje com apenas 112 cargos, dos quais apenas 96 estão preenchidos. O parlamentar observa que essa estrutura é insuficiente para atender aos milhões de brasileiros carentes que dependem da assistência judiciária gratuita.

- A causa é justa e requer providências urgentes das autoridades. A Constituição federal deu novo status à assistência judiciária, delegando ao Estado o papel de indutor da cidadania. A defensoria pública é essencial à função jurisdicional, ajudando a promover a igualdade entre os cidadãos e a aprimorar a Justiça - considerou.

De acordo com dados do Ministério da Justiça, citados por Valadares, a instituição contabilizou 106 mil atendimentos no primeiro semestre deste ano, contra 67 mil realizados no mesmo período de 2004. A expectativa da Defensoria Pública da União é chegar ao final de 2005 com mais de 200 mil atendimentos realizados nos 24 núcleos instalados no país. 

(Simone Franco)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: