Quintanilha manifesta apoio às reivindicações dos prefeitos por mais verba
Da Redação | 09/11/2005, 00h00
O senador Leomar Quinanilha (PCdoB-TO) manifestou seu apoio aos prefeitos de todo o país que estão em Brasília, nesta quarta-feira (9), em busca de uma solução, junto ao governo federal, para minimizar as dificuldades de seus municípios devido à falta de recursos. Quintanilha afirmou que muitas prefeituras estão em situação de insolvência.
Quintanilha disse que os parlamentares precisam colocar-se ao lado dos prefeitos, intermediando sua relação com as autoridades públicas federais para solução das demandas dos municípios. O senador ressaltou, no entanto, que a solução definitiva só será possível com uma "reforma completa" da relação federativa.
Na opinião do parlamentar por Tocantins, o acréscimo de um ponto percentual no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), matéria em análise na Câmara dos Deputados, ainda é pouco para resolver os problemas, que se acumulam. Ele citou como exemplo o caso de Palmas, capital do Tocantins, que tem uma dívida de R$ 44 milhões.
Entre as dificuldades enfrentadas pelos municípios, citou o parlamentar, estão o sucateamento dos transportes coletivos, a demanda reprimida na área de habitação, a falta de estrutura nos hospitais dos pequenos municípios, com sobrecarga no "sucateado" sistema das capitais, e a falta de recursos para atender crianças na faixa de zero a três anos, não contempladas pelo Fundo de Educação e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
(Cristina Vidigal)
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: