Presidente do Banco do Nordeste entrega a Renan sugestões para recriação da Sudene
Da Redação | 09/11/2005, 00h00
O presidente do Senado, Renan Calheiros, recebeu na manhã desta quarta-feira (9) o presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Roberto Smith, a quem prometeu apoio nos pleitos referentes à recriação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Ele recebeu do presidente do BNB um documento com as mudanças que a instituição quer inserir no substitutivo que o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) apresentou ao projeto que prevê a recriação da instituição. A matéria tramita na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), depois de ter sido votado na Câmara.
Um dos pedidos do banco, em relação à proposta (PLC 59/04 - Complementar), é a exclusão do artigo 14, que autoriza o BNB a criar subsidiária integral, na forma de banco de investimentos, com o objetivo de ampliar sua atuação no mercado de capitais do Nordeste, concedendo empréstimos e financiamentos. No documento entregue a Renan, o argumento é o de que o BNB já funciona na forma de banco múltiplo, podendo executar todas as operações típicas de banco de investimento, não necessitando da criação dessa subsidiária.
Roberto Smith também pediu que não seja aprovada norma que permita a redistribuição, por outras instituições financeiras, dos recursos do fundo constitucional do Nordeste. Ele alegou que o BNB é o único gestor desse fundo e que sempre aplicou seus recursos com eficiência, numa região em que a demanda por investimentos é da ordem de R$ 20 bilhões.
(Teresa Cardoso)
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: