Mercadante enaltece resultados da política econômica do governo

Da Redação | 09/11/2005, 00h00

O líder do governo, Aloizio Mercadante (PT-SP), contestou nesta quarta-feira (9) análise feita pelo senador José Jorge (PFL-PE), que havia afirmado, em discurso no Plenário, que a economia brasileira poderia estar crescendo a um ritmo mais rápido e que os juros são muito altos.

Mercadante lembrou que o crescimento da economia foi de 4,9% em 2004 e deverá ser de 3,5% neste ano, enquanto em 1998 foi de 0,13%; em 2001 foi de 1,3%, e em 2002, 1,9%. Ele disse que ao longo dos últimos 20 anos o Brasil cresceu abaixo da média de outros países emergentes, como a China, mas argumentou que desde o ano passado o ritmo de crescimento foi acelerado.

O senador disse ainda que a queda da inflação permite o aumento do poder de ganho dos trabalhadores. Sobre a taxa de juros, Mercadante frisou que a alíquota era de 27,5% quando o atual governo tomou posse, sendo de 19% atualmente.

- A vinda do ministro Palocci no próximo dia 22 à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) vai permitir aprofundar esse debate sobre a economia - disse Mercadante.

O líder do governo disse ainda que a prorrogação do prazo de funcionamento da CPI Mista dos Correios deveria ser realizada apenas se a comissão não conseguisse concluir seus trabalhos até 15 de dezembro. Para ele, é preciso priorizar as votações da reforma tributária, da reforma política e outras matérias que ainda tramitam na Câmara dos Deputados. A oposição já apresentou requerimento solicitando a prorrogação das atividades da CPI até abril.

(Moisés de Oliveira Nazário )

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: