TV Senado lança documentário sobre Lévi-Strauss
Da Redação | 08/11/2005, 00h00
A TV Senado lançou, nesta terça-feira (8), o documentário intitulado "Lévi-Strauss: Saudades do Brasil", que mostra a reconstituição da experiência do pensador francês - atualmente com quase cem anos de idade - no Brasil, no início de sua carreira. O vídeo, dirigido pela jornalista Maria Maia, da TV Senado, conta a história do antropólogo, que fez parte do grupo de professores europeus que deram aula na então recém-criada Universidade de São Paulo (USP).
À cerimônia de lançamento do documentário, ocorrida na Biblioteca do Senado, estiveram presentes o secretário-geral do Itamaraty, Samuel Pinheiro Guimarães Neto; o senador José Sarney (PMDB-AP); o diretor da Secretaria Especial de Comunicação Social do Senado, Armando Rollemberg; e vários funcionários da TV Senado, responsáveis pela produção.
Em discurso, Sarney, explicou que a decisão de se produzir o documentário sobre o intelectual francês surgiu ainda quando foi presidente do Senado. Segundo ele, a intenção foi buscar uma forma de"marcar a presença do Senado nas comemorações do Ano Brasil-França".
- Escolhemos Lévi-Strauss por ser o maior intelectual vivo de sua geração no mundo. Como Einstein está para a Física e Freud para a Psicanálise, Lévi-Strauss está para a Antropologia - afirmou Sarney.
Após os pronunciamentos das autoridades presentes, foram mostrados trechos do documentário, que deverá ser exibido pela TV Senado neste mês de novembro.
(Laércio Franzon)
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: