Mozarildo reclama de situação de municípios em Roraima

Da Redação | 08/11/2005, 00h00

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) reclamou, nesta terça-feira (8), de dificuldades enfrentadas por vários municípios de Roraima, tais como Uiramutã, Pacaraima e Roraimópolis. Ele criticou a falta de apoio dos órgãos federais na região, onde prefeitos enfrentam problemas financeiros devidos à queda nos repasses do Fundo de Arrecadação dos Municípios.

Mozarildo lamentou o fato de o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) ter criado assentamentos no sul do estado e depois abandonado os colonos à própria sorte, sem fornecer assistência técnica e nem financiamento adequado.

- A incerteza quanto a propriedade de terras, e umasérie de fatores, todos negativos, levam as pessoas a duvidarem do seuamanhã- disse.

O senador informou ainda que, na parte norte do estado, nos municípios atingidos pela demarcação da reserva Raposa Serra do Sol,cidades centenárias deverão ser extintas. Alem disso, acrescentou, os moradores dessas localidades estariam "vivendo o pesadelo' de verem funcionários da Fundação Nacional de Assistência ao Índio (Funai) avaliarem suas propriedades para pagamento de indenização e posterior abandono das casas.

(Laércio Franzon)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: