Valadares denuncia restrição à imunidade parlamentar em Sergipe

Da Redação | 07/11/2005, 00h00

O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), em discurso no Plenário nesta segunda-feira (07), denunciou atentado à liberdade de imprensa e expressão e à imunidade parlamentar do deputado estadual e jornalista Gilmar Carvalho (PSB), em seu estado.O parlamentar informou que o governador João Alves Filho (PFL) entrou com queixa-crime no Tribunal de Justiça estadual solicitando que a imunidade parlamentar do radialista seja restrita às dependências da Assembléia Legislativa.

De acordo com o parlamentar sergipano, houve a invasão do site NENotícias do jornalista na Internet,direcionando o internauta a outro site, com ofensas dirigidas ao deputado. O senador informou que Carvalho teria um programa de rádio fortemente combativo às ações do governo estadual, o que estaria provocando desconforto ao governador.

O senador afirmou que sua denúncia não é contra o governador de Sergipe, mas chamou a atenção dos parlamentares para a coincidência de João Alves ter recorrido ao Tribunal de Justiça do estado, solicitando a restrição da imunidade parlamentar de Carvalho à Assembléia Legislativa. Ele disse que o deputado já está providenciando a entrada de recurso que lhe permita retomar a imunidade perdida.

- A liberdade de imprensa é um direito da sociedade, é um alicerce da democracia e o respeito à vontade do povo. A imunidade se dá por ações, palavras e votos, derivados diretamente da representação política assumida por delegação dos eleitores - destacou. Para Antonio Carlos, esse episódio é uma interferência indevida a dois pilares básicos da democracia e deve ser repudiado pela sociedade e pelo Poder Legislativo.

(Cristina Vidigal)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: