Paim registra racismo da torcida do Juventude contra o jogador Tinga

Da Redação | 07/11/2005, 00h00

Em discurso nesta segunda-feira (7), o senador Paulo Paim (PT-RS) lamentou a atitude racista de parte da torcida do time Juventude de Caxias, de Caxias do Sul, que agrediu,com gestos, o jogador Tinga, no jogo contra o Internacional no dia 22 de outubro. O parlamentar, nascido naquela cidade, ressaltou que sua população não é preconceituosa nem racista.

O senador elogiou a "atitude firme"do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) que determinou, em decisão inédita, que o Juventude perdesse o mando de campo por duas partidas e pagasse multa de R$ 200 mil em razão da agressão.

Em aparte, o senador Geraldo Mesquita Júnior (sem partido -AC) lamentou que as torcidas levem para as arquibancadas uma disputa que deveria se restringir ao campo, chegando, muitas vezes, a assassinatos e linchamentos.

Paim registrou, ainda, ter recebido moção de apoio à aprovação de substitutivo a projeto de sua autoria que cria o Estatuto das Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais, assinado por diversas associações e entidades afins. O senador lembrou os relatores do projeto, Celso Russommano (PP-SP), na Câmara dos Deputados, e Flavio Arns (PT-PR), no Senado Federal.

(Cristina Vidigal)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: