Comissão Especial recebe governador de Rondônia

Da Redação | 04/11/2005, 00h00

A Comissão Especial Externa criada para investigar denúncias de corrupção em Rondônia recebe, nesta terça-feira (8), o governador do estado, Ivo Cassol (PSDB). Cassol foi o responsável pela gravação exibida pelo programa Fantástico, da Rede Globo, em 15 de maio deste ano, em que deputados da Assembléia Legislativa do estado aparecem vendendo seu apoio em votações em troca de R$ 50 mil mensais para cada um.

A reportagem do Fantástico gerou uma violenta manifestação em que cerca de cinco mil estudantes, em protesto, entraram em conflito com a tropa de choque da Polícia Militar. O prédio da Assembléia Legislativa e o Palácio do Governo foram depredados.

Na mesma semana, no dia 17 de maio, a senadora Fátima Cleide (PT-RO) apresentou requerimento solicitando a criação da Comissão Especial Externa, que vem sendo presidida pelo senador Sibá Machado (PT-AC). Todos os deputados envolvidos já foram ouvidos e representantes da comissão já estiveram em Rondônia duas vezes.

O relator da comissão, senador Demostenes Torres (PFL-GO), vem, inclusive, defendendo a intervenção federal no estado, por acreditar que os poderes não estariam se entendendo e, assim, o Estado Democrático de Direito estaria ameaçado.

A assessoria de imprensa da senadora Fátima Cleide (PT-RO) informou que uma reportagem da TV Bandeirantes revelou que o próprio Ivo Cassol pagaria mesada de R$ 20 mil para membros da sua base. Cassol já foi convocado a comparecer três vezes, mas se recusou a vir a Brasília. A comissão especial pretende concluir seus trabalhos até o final de novembro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: