Alto comissário da ONU para refugiados visita o Senado
Da Redação | 04/11/2005, 00h00
O Senado Federal recebe na terça-feira (8) a visita do alto comissário da ONU para Refugiados, António Gutérres, e sua comitiva. Gutérres participará de reunião conjunta das Comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) e de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), marcada para as 15h.
Serão discutidos no encontro o papel do Brasil na proteção internacional de refugiados, a possibilidade de ratificação da Convenção de 1961 sobre a redução da apatria, a importância da nova lei de estrangeiros e a dotação orçamentária dos órgãos federais e estaduais destinados aos refugiados. Gutérres estará acompanhado do representante da Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados no Brasil, Luis Varese, e o diretor da Bureau para as Américas, Philipe Lavanchy.
António Gutérres assumiu o Alto Comissariado em 15 de Junho de 2005, e é a décima pessoa a ocupar o cargo. Foi um ativo membro da Internacional Socialista, e atuou como vice-presidente da organização de 1992 a 1999. De 1996 a 2002 assumiu o cargo de primeiro-ministro de Portugal, período no qual liderou o esforço internacional pelo fim dos conflitos no Timor Leste.
Embaixador
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional apreciada na quinta-feira (10), às 9h30, a indicação do diplomata Edgard Telles Ribeiro para exercer, cumulativamente, os cargos de embaixador do Brasil junto ao Reino da Tailândia, à República Socialista da União Myanmar, à República Democrática Popular do Laos e ao Reino do Camboja.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: