Próxima "MP do Bem" será voltada para habitação, diz Ideli

Da Redação | 27/10/2005, 00h00

A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) afirmou, nesta quinta-feira (27), que a próxima edição da "MP do Bem", que será editada em breve, privilegiará a desoneração de produtos de consumo de massa, especialmente aqueles do setor habitacional. A senadora disse que a informação lhe foi dada pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Luiz Fernando Furlan, em reunião realizada na quarta-feira (26).

Na avaliação da senadora, assim ganha destaque idéia que vem defendendo, junto com alguns setores ligados à indústria e ao comércio da construção civil, que é a da cesta básica dos materiais de construção.

Seria uma relação de produtos de grande alcance popular, especialmente procurados por aqueles que fazem pequenas reformas, ou os chamados "puxadinhos", e optam, na maioria das vezes, pela construção auto-gerida, feita pelos próprios familiares, com a ajuda de amigos e vizinhos. Essa modalidade já representa, segundo Ideli, 70% do que se edifica no país.

A parlamentar catarinense frisou que o déficit habitacional para famílias com renda de até três salários mínimos é de 6 milhões de unidades (85%).

- Nossa carga tributária é elevadíssima. Assim, qualquer medida de desoneração voltada para o setor habitacional vai ter um impacto muito positivo - concluiu Ideli.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: