Zambiasi relata reunião da Frente em Defesa do Carvão Mineral com ministro de Minas e Energia
Da Redação | 19/10/2005, 00h00
O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) fez, nesta quarta-feira (19), em Plenário, um relato da reunião realizada na terça-feira (18) entre a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Carvão Mineral, que ele próprio preside, e o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau. O evento contou com a participação de representantes de governos estaduais, de entidades empresariais do setor, empresas públicas regionais e da área técnica do ministério.
Na ocasião, o ministro teria louvado o potencial energético do país no que se refere ao carvão, especialmente dos estados do sul, que equivaleriam a "cinco Itaipus", em suas palavras. Estima-se que as reservas de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul representem 32 bilhões de toneladas.
Rondeau, segundo Zambiasi, expressou disposição de viabilizar o carvão como importante fonte da matriz energética brasileira, bem como promover estudos e o desenvolvimento tecnológico da área. O ministro recebeu ainda um documento contendo as propostas do setor.
O tema do carvão mineral é, para o senador, vital no atual contexto, em que a garantia do suprimento de energia passou a ser estratégica para as economias mundiais, especialmente para os países emergentes.
- A busca de fontes de energia mais seguras, menos dependentes do petróleo e com menos emissões de CO2, e também mais baratas, passou a ser uma questão de soberania nacional. Atualmente, as reservas de petróleo, com um horizonte de 25 a 40 anos, e do gás natural, de 25 a 50 anos, apontam para um cenário de conflitos e de dificuldades cada vez maiores para o abastecimento mundial de energia - ressaltou o senador.
O carvão, de acordo com o senador, apresenta-se como uma excelente alternativa, pois tem reservas para mais de 200 anos. Além disso, encontra-se democraticamente distribuído no mundo (25% em cada continente).Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: