Governo FHC quebrou Bamerindus, diz banqueiro
Da Redação | 19/10/2005, 00h00
A Subcomissão de Liquidação de Instituições Financeiras, presidida pelo senador Aelton Freitas (PL-MG), realizou audiência pública, nesta quarta-feira (19), sobre a liquidação do Banco Bamerindus e sua venda ao HSBC. Na reunião, o ex-presidente do Bamerindus, José Eduardo Andrade Vieira, afirmou que o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, em 1997, foi responsável pela quebra da instituição.
- Nunca poderei deixar de afirmar que o governo federal, em 1997, foi o responsável pelo débâcle do segundo maior banco privado do país. O Bamerindus não quebrou, foi quebrado. As autoridades monetárias da época, mesmo sabendo que eram falsos, nada fizeram para desmentir rumores de que o banco tinha problemas de liquidez - relatou o banqueiro.
A subcomissão, criada por requerimento de Aelton Freitas em 2004, já realizou audiências sobre a liquidação dos bancos Mercantil, Econômico e Nacional. Na próxima semanadeverá ouvir o ex-presidente do Banorte.
- Vamos concluir as audiências com todos os atores relevantes das principais liquidações. Assim, a subcomissão vai aprofundar as análises dos casos e buscar soluções específicas que evitem os altos custos gerados pelas liquidações ao Tesouro Nacional, afirmou Aelton.
Requerimentos
Foram aprovados ainda requerimentos convocando ex-diretores do Banco Central, o presidente do HSBC, Emilson Alonso, além de ex-liquidante do Banorte.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: