Bolsa Família é o principal instrumento de distribuição de renda no Brasil, diz Mercadante

Da Redação | 10/10/2005, 00h00

 O líder do governo, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), afirmou em Plenário, nesta segunda-feira (10), que o programa Bolsa Família é o principal instrumento de distribuição de renda no Brasil. De acordo com Mercadante, enquanto as políticas de recuperação do salário mínimo, implementadas nos últimos anos, retiraram a maioria dos idosos brasileiros da situação de pobreza, a infância ainda estaria exposta, devido à ausência de uma política social eficiente.

Para Mercadante, mesmo com o conjunto de políticas públicas, tais como livro didático e merenda escolar, ainda assim a infância está mais exposta a pobreza do que os idosos. Daí, conclui, a razão do sucesso do Bolsa Família, focado exatamente na transferência direta de renda para esse segmento social.

- Hoje, os filhos de 65% das famílias que recebem o Bolsa Família já têm acompanhamento da freqüência escolar. Para 27% dessas famílias com acompanhamento, as crianças estão com mais de 85% de freqüência as aulas. Portanto, somente uma parcela pequena das crianças que estão sendo fiscalizadas hoje não freqüenta a escola- comemorou.

Ele apontou ainda para a necessidade de se priorizar a educação e a inclusão produtiva como formas de se combater a pobreza.

Em aparte, Heloísa Helena (PSOL-AL) lembrou que nunca presenciou, em sua vida política, nenhum parlamentar discursar contra a educação, contra os professores e as crianças.

- Isso e impossível. O grande desafio, de fato, é identificar se existe coerência ou abismo entre a fala, o discurso, o gesto e as lutas com as quais as pessoas se comprometeme as formas como elas votam, no Senado ou na Câmara- disse ela.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: