Delcídio acerta trabalho conjunto da CPI com TCU

Da Redação | 07/10/2005, 00h00

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Correios, senador Delcídio Amaral (PT-MS), e o sub-relator de Fontes Financeiras, deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), reuniram-se nesta sexta-feira (7) com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Adylson Motta. O encontro serviu para sincronizar os trabalhos do TCU e da CPI, especialmente em relação aos contratos dos Correios e às investigações no IRB-Brasil Resseguros (IRB).

Segundo Delcídio, os trabalhos estão avançados e, na próxima semana, serão acertados os cronogramas de votação de relatórios parciais e a continuidade do trabalho das sub-relatorias. Além do trabalho conjunto com o TCU, o senador anunciou que já está na reta final a contratação das empresas de auditoria independente. Elas irão ajudar nas atividades da CPI sobre fundos de pensão e movimentação financeira aqui e fora do país.

- Teremos uma força-tarefa consistente, que deverá apresentar os resultados que a opinião pública espera - afirmou

Delcídio anunciou ainda, para a tarde desta sexta-feira (7), uma reunião com a assessoria jurídica da comissão, com a finalidade de preparar o respaldo jurídico e legal para a contratação das empresas de auditoria. Esse estudo será encaminhado ao presidente do Senado, Renan Calheiros.

- Não é fácil definir essas consultorias, pois são empresas muito grandes, que concentram praticamente todos os trabalhos nessa área no Brasil, e temos que ter cuidado para evitar conflito de interesses. Por isso a demora na decisão - explicou.

Agenda

Delcídio também anunciou reuniões das sub-relatorias para a próxima semana, apesar da expectativa de recesso por causa do feriado da quarta-feira (12). A previsão é a sub-relatoria do IRB ouvir o ex-diretor de Riscos e Sinistros do IRB, Luiz Appolonio Neto, e o ex-diretor de Riscos e Propriedades da estatal, Luiz Eduardo Pereira de Lucena, na terça-feira (11), às 14h. Já a sub-relatoria de Fontes Financeiras, também às 14h, deverá ouvir os doleiros Najun Turner e Carlos Alberto Quaglia.

Na quinta-feira (13), a sub-relatoria de contratos pretende ouvir, a partir das 10h30, o ex-diretor dos Correios, Carlos Eduardo Fioravante; o ex-assessor da Secretaria de Comunicação do Governo (Secom), Marcus Vinicius Flora, e o sócio de agência franqueada dos Correios, Paulo Roberto Kress Moreira.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)