Teotonio elogia FHC e diz que governo Lula "nada faz"

Da Redação | 30/09/2005, 00h00

O senador Teotônio Vilela Filho (PSDB-AL) afirmou nesta sexta-feira (30) que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi o mais alagoano dos presidentes e tem seu nome gravado na história por inúmeros programas e projetos, como o Plano Real, a estabilização da moeda e da economia, o controle da inflação e a universalização do ensino fundamental. Já o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, segundo Teotonio, "nada faz, nada providencia, nada libera, apesar de o chefe do Poder Executivo ser um nordestino e um retirante".

Para o senador, os poucos programas adotados pelo governo Lula foram copiados do governo anterior, que deixou um outro legado: uma "preciosíssima lição de como manter a máquina do Estado longe da eleição".

- Combatido como nunca em todos os pilares de sua política econômica e social, Fernando Henrique viu seus opositores adotarem os mesmos programas, apenas com outros nomes. A diferença é a reconhecida ineficiência que marca a execução de alguns programas. Não parece cinismo ou deboche registrar que, de original mesmo, o atual governo só tem as malas de dinheiro e as cuecas de dólares - acrescentou.

Na avaliação do senador, nenhum presidente da República dispensou mais atenção a Alagoas que Fernando Henrique. Teotonio disse que no último dia 23 faltaram lugares para o público interessado em ouvir o ex-presidente, que foi a Maceió para uma conferência sobre sua visão do Brasil e do mundo.

- Alagoas, de alguma forma, fez justiça a Fernando Henrique, que foi, ao mesmo tempo, o mais alagoano de todos os presidentes da República e o mais operoso de todos os governadores de Alagoas. Hoje se percebe, com muita clareza, que essa viagem foi também uma prova irrefutável de que o compromisso com uma região não depende de certidão de nascimento, mas de sensibilidade política e compromisso social - afirmou.

Na opinião de Teotonio, Fernando Henrique deu ao Brasil um rumo que nem seus críticos mais duros conseguiram modificar.

- Não surpreende que tantos alagoanos de Maceió tenham disputado um lugar para ouvir Fernando Henrique. Ele é diferente. Nem precisa dizer, todo mundo percebe - finalizou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: