História da Rádio Tupi(*)

Da Redação | 27/09/2005, 00h00

No dia 7 de setembro de 1922, durante a abertura da Exposição Comemorativa do Primeiro Centenário da Independência do Brasil, foi realizada a primeira transmissão radiofônica do país com o discurso do então presidente da República, Epitácio Pessoa, que tinha ao seu lado o rei Alberto da Bélgica. No pavilhão dos Estados Unidos, a Westinghouse, a Westerns Electric Company e a Rio de Janeiro and São Paulo Telephone Company instalaram duas estações de 500 watts, com transmissores montados no alto do Corcovado e na Praia Vermelha. Além disso, 80 receptores foram especialmente importados para que uma parcela da elite carioca pudesse ouvir em casa o discurso. Alto-falantes foram instalados no local da exposição para que os visitantes também acompanhassem a apresentação do rádio. Apesar do grande impacto dessa demonstração pública, as transmissões foram encerradas alguns dias depois.

Treze anos depois - 25 de setembro de 1935, era inaugurado na rua Santo Cristo, n° 148, o maior empreendimento das Emissoras e Diários e Associados: a PRG-3 Rádio Tupi. Para a ocasião, o presidente e fundador dos Associados, Assis Chateaubriand, convidou pessoalmente o inventor italiano da telegrafia sem fios, Guglielmo Marconi, que, quatro anos antes, havia ligado diretamente de Roma, também a convite dos Associados, a iluminação da estátua do Corcovado no Rio de Janeiro. De acordo com os jornais da época, a chegada de Marconi teve repercussão nacional digna de um chefe de estado. Tanto representantes do então Distrito Federal, quanto o povo do Rio de Janeiro, recepcionaram Marconi com grande entusiasmo.

No entanto, antes mesmo de ter sido inaugurada oficialmente, a Rádio Tupi já havia feito sua primeira irradiação no dia 15 de setembro do mesmo ano com um grande programa musical, considerado pela imprensa um "soberbo espetáculo artístico" que teve início com a execução do Hino Nacional cantado pelo coro de 120 professores regidos pelo maestro Heitor Villa-Lobos. Além disso, a primeira apresentação da "Cacique do Ar", apelido dado pelo próprio Chateaubriand à Rádio Tupi, contou ainda com a presença da Orquestra Dajos Bella, do Conjunto Benedito Lacerda, da Orquestra Tupi sob a regência de Leonidas Autuori e das cantoras Elsie Houston e Olga Praguer Coelho. Durante a cerimônia, o então diretor da Rádio, Dario Magalhães, afirmava que o nome escolhido para a emissora significava "os motivos nacionais que representavam a empresa".

Já no dia 20 de setembro, a PRG-3 cumpria seu papel de veículo de informação e mostrava seu pioneirismo transmitindo discursos de autoridades em comemoração ao centenário da Revolução Farroupilha do Rio Grande Sul.

Durante a década de 40, a Rádio Tupi passa a funcionar na rua Venezuela, nº 43. E seus estúdios passam a ser a vitrine dos mais importantes eventos, com uma atuante programação ao vivo. Desfilaram em seus auditórios os mais importantes nomes da música nacional e internacional como, por exemplo, Afonso Ortiz Tirado, Carlos Galhardo, Silvio Caldas, Dircinha e Linda Batista, Dalva de Oliveira, Elizeth Cardoso, Jamelão, Luiz Gonzaga, Gilberto Alves, Ataulfo Alves, Dorival Caymmi, o Conjunto Regional de Benedito Lacerda, Orquestra Cassino de Sevilha, Maurice Chevalier, Josefine Becker e Nat King Cole. Na mesma época, o rádio-teatro tem destaque na programação tendo em seu elenco artistas de grande apelo nacional: Paulo Gracindo, Ioná Magalhães, Orlando Drummond, Lourdes Mayer, Paulo Porto, Heloísa Helena, Ida Gomes, Nancy Wanderley, Nádia Maria, Edelzia Santos, Rodolfo Mayer, Silvino Neto, Avalone Filho, Hamilton Ferreira, Ema D`Ávila, Chico Anísio, entre outros.

Sempre pioneira, a Rádio Tupi foi palco de grandes nomes das transmissões esportivas: Ary Barroso e sua gaitinha, José Maria Sacassa e o locutor, Oduvaldo Cozzi. Na mesma época, o rádio-jornalismo passava a ter grande importância para a emissora e, em 1945, a Rádio Tupi foi a primeira a anunciar o fim da 2ª Guerra Mundial.

Em 1949, os estúdios da Rádio Tupi são atingidos por um grande incêndio, o que leva a emissora a realizar suas transmissões de um estúdio emprestado pela Rádio Guanabara, na Avenida 13 de Maio. Na ocasião, muito se perdeu dos arquivos musicais da emissora e muitos programas de auditório, como o Rádio Seqüência G-3, comandado por Paulo Gracindo, passaram a ser transmitidos do antigo Cinema Íris. Depois de muitas obras, a Rádio Tupi passa a ocupar andares andares do prédio da Avenida Venezuela. No último andar, por ocasião da Copa do Mundo de 1950, a PRG-3 inaugura o maior estúdio da América Latina: O Maracanã dos Auditórios - de onde 1.500 pessoas podiam assistir a programas como: Incrível, Fantástico, Extraordinário, Caleidoscópio, Pessoal da Velha Guarda, Viva o Samba, Calouros em Desfile, com Ary Barroso, Rádio Seqüência G-3, Pausa para Meditação e outros de grande sucesso.

Em 1959, outro acontecimento tem repercussão nacional e é comemorado com muita festa: a inauguração dos 100 kw da Rádio Tupi. Diretamente do Maracanã dos Auditórios a cantora Ângela Maria dá início a uma série de apresentações memoráveis acompanhada pela Grande Orquestra Tupi, sob a regência de Mozart Brandão. Como parte das festividades foi realizada também uma serenata em Paquetá na casa da compositora Ormy Toledo. O programa Paquetá em Serenata, produzido e apresentado por Julio Louzada, teve a participação do conjunto A velha Guarda de Pixinguinha e de grandes cantores da época.

Os anos se passaram, muitas dificuldades foram contornadas e em 1979 a Rádio Tupi muda para seu atual endereço: Rua do Livramento, 189. Em 2003, assume a liderança do Rádio AM e hoje, 70 anos depois de realizar o sonho, chega a 221 funcionários entre apresentadores, operadores, produtores, repórteres e estagiários.

E em 2005, como parte das comemorações dos 70 anos, além de uma programação especial a Rádio Tupi compra o primeiro transmissor digital do Brasil e cria seu Centro de Documentação com o objetivo de resgatar e preservar a memória da Rádio.

(*) Fonte: http://www.tupirio.com.br/


 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: