Suplicy defende reajuste para aposentados do Banespa
Da Redação | 21/09/2005, 00h00
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) defendeu, nesta quarta-feira (21), reivindicação de funcionários inativos do antigo Banco do Estado de São Paulo (Banespa) admitidos até 22 de maio de 1975. Segundo informou, mais de 13 mil aposentados e pensionistas do antigo Banespa, vendido ao Santander em novembro de 2000, reclamam que não recebem reajuste na complementação de benefício a ser paga mensalmente pela instituição desde sua privatização.
Suplicy lembrou que o direito à complementação financeira das aposentadorias e pensões desses empregados já havia sido assegurado por legislação estadual. Informou ainda que a Resolução do Senado n.º 118/97 transferiu a responsabilidade pelo pagamento dessa obrigação previdenciária do governo do estado de São Paulo para a União. A partir daí, o pagamento dessa complementação seria feito com o rendimento de títulos federais repassados para o grupo Santander.
De acordo com senador petista, o rendimento desses títulos é suficiente para suportar reajustes na complementação de benefício desses 13 mil aposentados e pensionistas. Por entender que a resolução do Senado vem sendo descumprida, Suplicy vai propor a vinda do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para prestar esclarecimentos sobre o assunto.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: