Saturnino aponta vitalidade do PT nas últimas eleições internas

Da Redação | 21/09/2005, 00h00

O senador Roberto Saturnino (PT-RJ) elogiou, nesta quarta-feira (21), a vitalidade do Partido dos Trabalhadores e as manifestações de consciência política de seus militantes nas eleições internas do último fim de semana. O comparecimento espontâneo de cerca de 300 mil eleitores foi avaliado como um feito sem precedentes na história política do país e uma mostra da força do partido, a despeito da profunda crise que atravessa.

- As eleições foram surpreendentes sob o ponto de vista da manifestação de democracia - afirmou.

Saturnino lamentou a ausência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na votação, vista como um sinal de que Lula não teria compreendido a grandeza do partido. O parlamentar acredita que PT está em franco processo de amadurecimento, tendo superado a arrogância e pretensão de sua "infância e juventude", período em que se julgava a única força política a lutar pela justiça social.

De outro lado, disse ele, o PT demonstra ter amadurecido em sua primeira experiência como governo, embora enfrente dificuldades ao lidar com as forças de mercado que, muitas vezes, agem no sentido de desestabilizá-lo. Faltou ao PT, acrescentou, "uma ousadia viável".

O senador vê ainda o resultado das últimas eleições no PT como um prenúncio de mudanças na correlação de forças internas do partido. A perspectiva é de que haja uma diminuição na posição hegemônica mantida até agora pela corrente Campo Majoritário, adiantou.

- Há uma grande possibilidade de que o vencedor do segundo turno não seja do Campo Majoritário. As pessoas envolvidas em escândalos, embora tenham sido responsáveis pelo êxito eleitoral do PT, prejudicaram a essência e a imagem do PT como guardião da ética - analisou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: