Comissão quer ouvir Palocci sobre abertura da economia

Da Redação | 15/09/2005, 00h00

O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, será convidado pela Representação Brasileira da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul a explicar a proposta de ampliação da abertura comercial do país, a ser submetida à Organização Mundial de Comércio (OMC). A iniciativa partiu do deputado Dr. Rosinha (PT-PR), que sugeriu ainda a participação, no debate, de um representante do Ministério das Relações Exteriores.

Há poucos dias, foi divulgado estudo preliminar do Ministério da Fazenda que prevê a redução da alíquota máxima do Imposto de Importação sobre produtos industrializados de 35% para 10,5% - em contrapartida a uma maior abertura dos mercados internacionais para produtos agrícolas. Na opinião do deputado, existem posições divergentes a respeito do tema entre o Itamaraty e a Fazenda que precisariam ser discutidas.

A representação brasileira aprovou ainda requerimento de autoria do presidente do colegiado, senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), que sugere a realização de uma reunião da Comissão do Mercosul com a Comunidade Andina de Parlamentares no dia 29 de setembro, quando será aberta em Brasília a Reunião de Chefes de Estado da Comunidade Sul-Americana de Nações.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: