Abi-Ackel confirma votação do relatório da CPI na quinta-feira
Da Redação | 30/08/2005, 00h00
O relator da CPI Mista do Mensalão, Ibrahim Abi-Ackel (PP-MG), confirmou que seu relatório parcial sobre a investigação a respeito de deputados que teriam recebido pagamentos irregulares será acoplado ao relatório da CPI dos Correios, sobre o mesmo assunto, para ser votado na próxima quinta-feira, (1º), pelo plenário das duas comissões.
- Há indícios claros de ter havido pagamentos irregulares a deputados federais, alguns de forma repetida. A discussão sobre a existência ou não do "mensalão" está fora de foco, pois o crime é o mesmo, tanto no caso dos pagamentos indevidos terem sido feitos por mês, por trimestre ou uma única vez. A questão é saber se houve pagamentos indevidos - frisou.
Abi-Ackel disse que somente depois de aprovado pelos plenários das duas CPIs o relatório poderá ser enviado ao presidente da Câmara, deputado Severino Cavalcanti (PP-PE). Ele acrescentou que o fato de o relatório ser enviado à Câmara não significa que a CPI deixará de investigar a compra de votos ou o envolvimento de deputados no esquema. Para ele, há espaço para que seja enviado o resultado de novas investigações, agora que foi aprovada a contratação de uma empresa especializada em análise de documentos e sigilos bancários e fiscais.
- Acredito que, com um banco de dados único das duas CPIs e consultoria técnica profissional, os trabalhos de investigação andarão com mais celeridade. Como o processos sobre os deputados no Conselho de Ética terão que incluir direito de defesa, há tempo hábil para incluir novos dados, de acusação ou de defesa - concluiu Abi-Ackel.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: