Educação discute projeto que institui o dia de conscientização da Doença de Alzheimer

Da Redação | 26/08/2005, 00h00

A Comissão de Educação (CE) discute na próxima terça-feira (30) o projeto de lei do Senado (PLS 255/05), de autoria do senador Tião Viana (PT-AC), que institui o Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer, a ser celebrado em 21 de setembro.A matéria, que será apreciada em decisão terminativa, conta com parecer favorável do relator, senador Papaléo Paes (PMDB-AP). Tião Viana acredita que a reflexão, conscientização e aprendizado sobre a doença provocará a busca por informações e ajudará a superar preconceitos e dificuldades.

A Doença de Alzheimer, diagnosticada por Alois Alzheimer em 1906, é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções intelectuais, reduzindo a capacidade de trabalho e de interação social, alterando o comportamento e a personalidade do paciente, explica Tião Viana na justificação da matéria. Segundo o senador existem no Brasil cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos e 6% delas sofrem da moléstia, de acordo com dados da Associação Brasileira de Alzheimer.

Outro projeto que consta da pauta da comissão é o PLS 283/04, de autoria da senadora Fátima Cleide (PT-RO) que institui o Dia Nacional do Teatro para a Infância e Juventude, a ser comemorado em 20 de março. O projeto, que tramita em conjunto com o PLS 313/04, recebeu parecer favorável do relator, senador Aelton Freitas (PL-MG). Os senadores examinam ainda mais quatros projetos e 24 projetos de decretos legislativo que autorizam o funcionamento de rádios e tevês em diversas cidades brasileiras.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: