Tião Viana diz que gargalos do desenvolvimento precisam ser enfrentados
Da Redação | 23/08/2005, 00h00
Representando no evento o presidente do Senado, Renan Calheiros, que participava de reunião de líderes partidários no Congresso Nacional para discutir a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Tião Viana argumentou que a implantação do programa de parcerias público-privadas (PPPs) seria o grande caminho para retomar os investimentos na área de infra-estrutura. O modelo, segundo o senador, estaria alcançando grande sucesso em países como Inglaterra e Portugal.
Tião Viana ressaltou que o país precisa enfrentar pontos de grave estrangulamento em relação ao desenvolvimento e citou, entre eles, os altos custos dos fretes rodoviários e marítimos. Lembrou ainda o drama vivido no segmento da energia elétrica, que não alcança 84% do campo brasileiro, o que prejudica uma população de aproximadamente 12 milhões de pessoas. Além desses aspectos, o senador criticou a situação de desperdício por falta de infra-estrutura adequada de energia e estradas, com forte impacto na lucratividade do agro-negócio.
Em sua intervenção, Tião Viana informou aos participantes do evento que o Senado Federal, mesmo com a crise política em torno das denúncias de corrupção, vem conseguindo votar todas as matérias prontas para apreciação. Na sua avaliação, o Senado Federal é parceiro no esforço de desenvolvimento nacional.Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: