Tourinho quer explicações do Banco Central sobre movimentação financeira de Marcos Valério

Da Redação | 18/08/2005, 00h00

O senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA) informou, nesta quinta-feira (18), ao discursar em Plenário, que apresentou requerimento à CPI do Mensalão solicitando esclarecimentos ao presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, sobre os vultosos empréstimos tomados no mercado financeiro pelo publicitário Marcos Valério.

- Em razão do posicionamento omisso do Banco Central, e da inobservância das mais elementares normas que regem a concessão de empréstimos, o seu acompanhamento e fiscalização a que a instituição financeira deve estar submetida, apresentei requerimento de informações sobre as operações de empréstimos realizadas em favor do Sr. Marcos Valério- justificou o senador.

Entre oito pontos a serem esclarecidos, Tourinho pede informações, por exemplo, sobre se os empréstimos tomados por Valério tiveram lastro em funding fornecido por terceiros (empresas públicas ou privadas, pessoas físicas, etc) que não desejavam aparecer como financiadoras de campanha.

Em aparte, o senador Edson Lobão (PFL-MA) perguntou a Tourinho se seu pedido de informações se referia também à administração do Banco do Brasil, onde o PT obteve empréstimo, na forma de leasing, para compra de computadores, o qual já foi lançado como prejuízo pelo banco. Tourinho, após elogiar a administração atual do Banco do Brasil, respondeu que seu requerimento questiona apenas o papel do Banco Central na concessão dos empréstimos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: