Projeto Fazenda Nova Canaã foi baseado nos kibutzin israelenses

Da Redação | 05/08/2005, 00h00

A Fazenda Nova Canaã, localizada na cidade de Irecê (BA), possui aproximadamente 450 hectares e foi construída com o objetivo de atender às crianças carentes da região. Inspirada no modelo dos kibutzin israelenses, é mantida pelo senador Marcelo Crivella (PL-RJ). Para dar início ao projeto, o senador lançou o CD Mensageiros da Solidariedade e os recursos obtidos pela venda dos mais de 1,5 milhão de cópias foram destinados ao empreendimento.

As crianças atendidas pela Nova Canaã são apanhadas em suas casase permanecem na fazenda das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. Elas recebem quatro refeições diárias, um kit de higiene individual, material didático e uniformes. Recebem ainda assistência médica e odontológica, extensiva aos familiares. As campanhas de vacinação e de alfabetização de adultos promovidas pela instituição são levadas à comunidade.

Além do "Centro Educacional Betel", que presta educação pré-escolar para 540 crianças entre três e seis anos de idade, a Fazenda Nova Canaã conta com biblioteca, igreja, pousada e área de lazer e esporte, com piscinas - uma olímpica - e campos de futebol.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: