Livro conta história de agência de publicidade
Da Redação | 01/08/2005, 00h00
O livro Na Toca dos Leões conta a história de uma das maiores agências de propaganda do mundo, a W/Brasil, e atribui ao deputado federal Ronaldo Caiado (PFL-GO) uma declaração feita em 1989, época em que ele se candidatou à Presidência da República. Segundo a obra, Caiado teria citado a "esterilização das mulheres como solução da superpopulação dos estratos inferiores da população, os nordestinos".
A apreensão do livro, lançado no primeiro semestre deste ano, foi determinada em maio pela 7ª Vara Criminal de Goiânia, depois de ação movida por Caiado contra o escritor, a Editora Planeta, responsável pelo lançamento, e o publicitário Gabriel Zellmeister, que teria servido de fonte para o trecho em que o deputado federal é citado na publicação. Apesar da proibição, o livro pode ser obtido em livrarias ou via Internet pelo preço de R$ 44.
Os acusados estão impedidos judicialmente de falar sobre o caso, sob risco de multa de R$ 5 mil por declaração. Caiado ainda ingressou com ação de calúnia contra Fernando Morais, autor de Olga, A Ilha e Chatô - O Rei do Brasil. Atualmente, Morais trabalha na biografia do escritor Paulo Coelho.
Caiado critica "monstruosidade" que estaria contida no livro A Toca dos Leões
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: