Paulo Paim destaca criação Universidade Federal do Pampa
Da Redação | 01/08/2005, 00h00
O senador Paulo Paim (PT-RS) saudou a iniciativa do governo Luiz Inácio Lula da Silva de criar a Universidade Federal do Pampa (UFP), a ser viabilizada com a federalização da Universidade da Região da Campanha (Urcamp). A medida foi anunciada pelo presidente Lula em Bagé (RS), semana passada, e contempla objetivo de projeto de lei (PLS 154/05) de Paim que autorizava o Poder Executivo a federalizar a Urcamp.
Um dos principais problemas da região atendida pela Urcamp - com campi em Bagé, Alegrete, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Santana do Livramento, São Borja e Itaqui - é a falta de investimentos, assinalou Paim. Como resultado, o parlamentar apontou a estagnação na geração de empregos e o atraso econômico e social vivenciados pela metade sul do Rio Grande do Sul.
- Essa parceria entre o governo federal e a Urcamp trará mais investimentos e capacitação científica e tecnológica para a região - aposta.
Paim destaca que a nova universidade também irá atender à população de Jaguarão e Uruguaiana, com aproveitamento das instalações físicas e dos corpos docente e de servidores da Urcamp.
Agenda
O parlamentar comemorou ainda o registro do maior superávit da balança comercial da história brasileira, que fechou julho com saldo positivo de US$ 5,011 bilhões. Como a economia continua firme e crescendo, o petista afirmou que o país não pode parar enquanto funcionarem as comissões de inquérito no Congresso (CPIs dos Correios, Bingos e Mensalão).
- Sou a favor de uma agenda mínima para o Congresso, sem prejuízo dos trabalhos das CPIs - declarou.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: