Luiz Otávio solicita liberação de recursos do Fust
Da Redação | 28/07/2005, 00h00
O senador Luiz Otávio (PMDB-PA) propôs, como primeira iniciativa de uma agenda positiva para o país, a liberação dos R$ 4 bilhões do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) que estão retidos no Tesouro Nacional. Durante pronunciamento em Plenário, nesta quinta-feira (28), ele também ressaltou a necessidade da liberação dos recursos para a instalação das eclusas da hidrelétrica de Tucuruí, no Pará.
- Não vamos admitir que o dinheiro que está no Orçamento, previsto para essas obras de hidrelétricas no Pará, não seja liberado pelo ministro Palloci (da Fazenda), não podemos aceitar esse vírus paralisante. Essa situação pode ser revertida, temos recursos alocados no Orçamento e no Tesouro Nacional - disse o senador.
Luiz Otávio argumentou que o início das aulas em todo o país, em 1º de agosto, é uma ocasião propícia para que o governo anuncie a liberação de recursos do Fust, para financiar programas em benefício dos estudantes carentes de todo o país. A liberação desses fundos para fornecer equipamentos às escolas das comunidades pobres de todo o país também incentivaria a indústria de computadores e softwares no Brasil, argumentou.
Luiz Otávio propôs que os ministros da Educação, Tarso Genro, e das Comunicações, Hélio Costa, juntem esforços para liberar os recursos do fundo.
A lei que criou o Fust determina que cabe ao Ministério das Comunicações formular as políticas, as diretrizes gerais e as prioridades que orientarão as aplicações do fundo.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: