Lobão recebe representantes do rei do Marrocos
Da Redação | 28/07/2005, 00h00
O senador Edison Lobão (PFL-MA) recebeu no início da noite desta quinta-feira (28), em seu gabinete, uma delegação enviada pelo rei Mohammed VI, do Marrocos. A delegação está no Brasil para obter o apoio à reivindicação daquele país em sua disputa territorial com a Argélia, no norte do continente africano. Há mais de 20 anos ambas as nações disputam uma faixa territorial no Saara Ocidental.
Chefiada pelo ministro de Administração Territorial, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente do Marrocos, Mohamed Elyazghi, a delegação informou que, devido ao litígio, a Argélia mantém 408 marroquinos como presos políticos há duas décadas, ignorando os apelos do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, e também resoluções do Conselho de Segurança da instituição.
Lobão lastimou que certas decisões recentes da ONU sejam sistematicamente descumpridas e prometeu empenhar-se na busca de auxílio para o impasse entre Argélia e Marrocos junto aos poderes públicos do Brasil. Lembrado pelo ministro marroquino de que a próxima Cúpula América do Sul-Países Árabes acontecerá no Marrocos, o senador Lobão desejou que o encontro contribua para estreitar e melhorar as relações entre os dois grupos, que integram várias nações.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: