Luiz Otávio elogia ação do Ibama no Pará

Da Redação | 27/07/2005, 00h00

A multa de R$ 20 milhões ao fazendeiro responsável por uma queimada em uma área de 9 mil hectares de floresta na localidade de Amapu, município de Altamira (PA), aplicada por fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), foi qualificada como "um exemplo para o Brasil" pelo senador Luiz Otávio (PMDB-PA).

- Quando o Estado se estrutura adequadamente, como foi o caso ali, há sempre condições para o cumprimento das suas metas - afirmou o parlamentar, em pronunciamento nesta quarta-feira (27).

A multa foi aplicada na última segunda-feira (25) e divulgada em reportagem exibida pelo Jornal Nacional, da TV Globo, no dia seguinte. No telejornal, os técnicos do Ibama informaram que devem ter sido queimadas aproximadamente dois milhões de árvores em cerca de seis meses. Eles disseram ainda que parte da mata destruída fica na recém-criada estação ecológica da Terra do Meio, área de preservação ambiental.

CPI

De acordo com Luiz Otávio, a divulgação da CPI dos Correios pela imprensa tem permitido que os debates sejam levados para todos os estados e municípios brasileiros. Segundo o senador, tornou-se moda, em todo o país, falar da CPI. O parlamentar destacou que a Internet tem sido consultada "por milhões de pessoas" e sua rapidez permitido que a opinião de pessoas especializadas, como promotores, juízes, desembargadores e até de membros dos tribunais superiores, sejam conhecidas.

Voz do Brasil

O senador registrou o transcurso dos 70 anos do programa de rádio "Voz do Brasil", que começou a ser veiculada no dia 22 de julho de 1935. Todos os dias da semana, de segunda a sexta-feira, disse ele, a população tem oportunidade de conhecer as principais decisões dos Três Poderes. O programa foi criado durante o primeiro governo deGetúlio Vargas, com o objetivo de levar informação a todos os pontos do país.

Em apartes, os senadores Leonel Pavan (PSDB-SC), Ney Suassuna (PMDB-PB) e Mão Santa (PMDB-PI) deram seu apoio a Luiz Otávio.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: