Flexa Ribeiro considera equívoco manutenção da taxa de juros

Da Redação | 21/07/2005, 00h00

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) considerou equivocada a decisão do Banco Central de manter, por dois meses seguidos, a taxa básica de juros em 19,75% ao ano. Na sua opinião, o quadro de contínua redução da inflação possibilitaria corte nos juros, que, no patamar atual, estão causando prejuízos à produção, ao emprego, às vendas e à renda do brasileiro.

- Embora esta não seja a única medida necessária, pois é urgente aprofundar a política fiscal, com redução dos gastos públicos, como âncora da estabilidade, o avanço no corte dos juros básicos é crucial para a retomada da atividade em ritmo mais intenso e para a consolidação de expectativas positivas quanto à trajetória da economia em 2005 e 2006 - sustentou.

Na avaliação de Flexa Ribeiro, o "aperto monetário" propiciado pela política de juros vem derrubando o nível de investimentos na economia. Se a produção industrial cresceu apenas 0,3% na comparação dos primeiros cinco meses de 2005 com o primeiro trimestre de 2004, as vendas no varejo exibiram uma queda de 0,7% em maio passado em relação a dezembro de 2004. Quanto ao emprego industrial, o senador informou que, nos quatro primeiros meses de 2005, cresceu apenas 0,3%.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: