"Até quando abusarás da nossa paciência?", pergunta Serraglio a Delúbio
Da Redação | 20/07/2005, 00h00
O relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), comparou o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares a Lucius Sergius Catilina, personagem da História Romana acusado, em 65 A.C., de participar de uma conspiração para usurpar o poder e derrubar o Senado romano.
Citando o filósofo romano Cícero, Serraglio equiparou o comportamento de Delúbio, que seria destinado a confundir os membros da CPI dos Correios, ao procedimento de Catilina, que, quando interrogado por senadores romanos, negou a tentativa de golpe que era conhecida por todos. Em seguida, leu trecho de texto do filósofo.
- Até quando, Catilina, abusarás da nossa paciência? Por quanto tempo zombará de nós essa tua conduta? A que extremos se há de precipitar a tua audácia sem freios? Nem a guarda do Palatino, nem a ronda noturna da cidade, nem os temores do povo, nem a afluência de todos os homens de bem, nem este local tão bem protegido para a reunião do Senado, nem o olhar e o aspecto desses senadores, nada disso conseguiu perturbar-te? Não sentes que teus planos estão à vista de todos? Não vês que a tua conspiração todos aqui a conhecem? - questionou Serraglio, valendo-se das palavras de Cícero.
Ao reclamar do número demasiado de versões apresentadas sobre os empréstimos contratados pelo PT, Serraglio lembrou a Delúbio que seu depoimento poderia provocar o enterro moral de muitas pessoas ligadas ao PT .
- E também não adianta apresentar ao público um histórico que pode até ser verossímil, mas precisa se traduzir em convencimento, não só com palavras. Os documentos que nós estamos recolhendo contrariam essa versão e, a menos que nos abra mais os seus dados e seja franco, hoje aqui enterrará o histórico de muita gente - disse o relator.
Serraglio mencionou ainda uma das frases célebres mais citadas de Cícero: O, tempora. O, mores (Oh, tempos. Oh, costumes).
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: