Mercadante pede à oposição debate qualificado e respeito ao presidente Lula

Da Redação | 19/07/2005, 00h00

Após os discursos dos senadores José Jorge (PFL-PE) e Arthur Virgílio (PSDB-AM), nesta terça-feira (19), o líder do governo no Senado, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), protestou contra a forma desrespeitosa com que a oposição vem tratando o governo e pediu um debate qualificado. O senador disse que não podia  aceitar a escalada de agressões que tem visto contra o governo no Plenário, argumentando que este tipo de atitude não contribui para o debate político nem para a democracia.

Mercadante lembrou que, com razão, a oposição pediu o afastamento de um funcionário da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) por ter insultado os parlamentares e ressaltou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que recebeu o mandato pelo voto de milhões de brasileiros, também deve ser tratado com respeito. O senador afirmou que, apesar de todas as denúncias de corrupção, o povo confia no presidente Lula pela sua longa história de vida.

O senador registrou que, apesar da crise política, a economia segue segura, com a inflação caindo, aumento de emprego e redução da vulneralibilidade externa. Ele observou que esta situação depende também da atitude política de cada um para preservar as instituições, entre elas a Presidência da República.


Em resposta, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) lembrou que a antiga oposição acusava o governo de Fernando Henrique Cardoso de vendilhão da Pátria quando realizava as privatizações de empresas, com a realização de corredor polonês por militantes da CUT e do PT contra parlamentares governistas. Na ocasião, o senador apontava como fascista as atitudes do PT.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: