Interlegis realiza o 1.º Censo do Legislativo

Da Redação | 15/07/2005, 00h00

O Programa Interlegis, Comunidade Virtual do Poder Legislativo, iniciou, em junho deste ano, o 1.º Censo  do Legislativo Brasileiro, com o objetivo de formar um banco de dados com informações sobre a situação do Poder em suas esferas federal, estadual e municipal. Cerca de 200 recenseadores já coletaram dados em mais de 1.200 dos 5.562 municípios brasileiros.

— Será o documento mais completo sobre a história do Legislativo brasileiro. Nem o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e  Estatística) conseguiu fazer um censo tão completo como esse. As informações aumentarão a eficiência do Legislativo e favorecerão a realização de estudos temáticos, para que as fragilidades sejam tratadas e possamos buscar o aumento da representatividade como forma de consolidar a representação popular e a democracia - disse o 1.º Secretário do Senado, Efraim Morais (PFL-PB), diretor nacional do programa.

Treinamento

Somente no 1.º semestre de 2005, a Comunidade Virtual treinou, entre servidores e membros de Câmaras Municipais, Assembléias Legislativas, Tribunal de Contas e Congresso Nacional, 2.800 alunos. Os cursos oferecidos foram: "Educação a Distância no Interlegis", "Lei de Responsabilidade Fiscal I, II e III", "Busca da Qualidade", "Introdução ao Orçamento Público I, II e III e IV" e "O Papel do Vereador".

Em sua missão de integrar as Casas Legislativas em todo o país, o Interlegis participou de diversos seminários e encontros em 2005. Entre eles, os seminários regionais das Regiões Nordeste e Centro-Oeste, o encontro regional de formação de agentes políticos da Região Sul, o encontro de vereadores dos Três Vales (MG) e do estado de Sergipe, além de visitas da diretoria do programa e do representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) a diversos municípios da Bahia.

Já aderiram ao Programa Interlegis, desenvolvido pelo Senado Federal em parceria com o BID, 3.843 Câmaras Municipais, das quais 62 firmaram convênio neste ano. Todas as Assembléias Legislativas, a Câmara Distrital e o Congresso Nacional já participam do programa, que tem como objetivo modernizar e integrar o Poder Legislativo brasileiro, desde 1997. Pioneira no uso de software livre, a Comunidade Virtual do Poder Legislativo utiliza a Internet, o ensino a distância e a videoconferência - que interliga as 26 Assembléias, a Câmara Distrital e o Tribunal de Contas da União (TCU) ao Interlegis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: