Maçonaria teve influência na Revolução Francesa, diz Mozarildo

Da Redação | 14/07/2005, 00h00

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) disse, em Plenário, nesta quinta-feira (14), que as conquistas da Revolução Francesa estenderam-se a todos os segmentos da vida contemporânea e que a Maçonaria teve papel fundamental em todo o processo de democratização decorrente da Queda da Bastilha, ocorrida em 14 de julho de 1789.

Segundo o senador, a preparação política e ideológica da Revolução Francesa obteve sucesso devido à interação da filosofia iluminista com o fenômeno do enciclopedismo, difundida pelas lojas da franco-maçonaria. A criação do Estado-Nação latino-americano, além da fundamentação filosófica das doutrinas econômico-sociais, a identidade social, a coexistência religiosa pacífica e os regimes políticos, salientou Mozarildo, são conseqüências desse processo.

- O exemplo da Revolução Americana de 1776, aliado aos princípios da filosofia iluminista e à crise político-econômica e moral do reino da França fez com que a influência e o monopólio das idéias da burguesia francesa fossem transferidos para o interior dos templos maçônicos, considerados verdadeiras assembléias populares - informou Mozarildo.

O senador disse ainda que tanto o lema "liberdade, igualdade e fraternidade" quanto sua representação na bandeira da França pelas cores azul, branca e vermelha surgiram a partir do ideal maçônico.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: