Tebet propõe a "refundação do Estado brasileiro"

Da Redação | 12/07/2005, 00h00

O senador Ramez Tebet (PMDB-MS) propôs nesta terça-feira (12) a "refundação do Estado brasileiro" com o objetivo de enfrentar a crise atual e combater a corrupção. Ele sugeriu a realização de uma reforma administrativa e a criação de um projeto de desenvolvimento a longo prazo. Tebet também apoiou a reforma política, mas ponderou que são necessárias mais discussões e a adoção gradativa das mudanças.

- Refundar o Estado significa  refazer as regras e práticas do sistema político, racionalizar as estruturas e criar um projeto de desenvolvimento balizado pelas demandas sociais e compatibilizado com a realidade - explicou o representante de Mato Grosso do Sul.

O senador apontou a reforma política como outra medida para a "refundação" do Estado, mas avaliou que nem todas as medidas que estão em debate na Câmara são positivas. Ele criticou a adoção de listas partidárias nas eleições parlamentares, discordando da concessão de prioridade aos atuais deputados na ordem das listas. De acordo com Tebet, isso dificulta a renovação da Câmara e das Assembléias Legislativas. Para o senador, apenas a verticalização e a fidelidade partidária podem ser adotadas já nas próximas eleições, deixando outras modificações para um momento mais adequado.

 Tebet afirmou que essas são providências necessárias para debelar a crise e combater a corrupção. Segundo afirmou, a corrupção é um mal antigo no Brasil, mas que precisa ser combatido com firmeza, pois está prejudicando as instituições nacionais, que "enfrentam taxas de execração jamais alcançadas".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: