Suassuna destaca título recebido pela Companhia Vale do Rio Doce

Da Redação | 12/07/2005, 00h00

O líder do PMDB, senador Ney Suassuna (PMDB-PB), apresentou nesta terça-feira (12) voto de louvor e moção de reconhecimento à Companhia Vale do Rio Doce pela obtenção do Investiment Grade, pela Moody's, uma das mais importantes agências mundiais de classificação de risco de capital, segundo o parlamentar. Ele explicou que a Vale do Rio Doce é a primeira empresa de capital nacional a conseguir "a invejável posição" e destacou o extraordinário significado do fato no campo econômico, em meio ao tumultuado clima político vivido pelo país.

- Esse título é o reflexo do enorme sucesso que a Vale do Rio Doce vem alcançando nos últimos anos, sobretudo depois que se tornou uma empresa privada controlada pelo capital nacional - salientou o senador.

De acordo com Suassuna, com a nova classificação, a companhia muda de patamar, pois, com menor risco de crédito, a Vale do Rio Doce passa a ter a capacidade de captar recursos a taxas de juros ainda menores para executar um programa de investimento "sem precedentes" no setor privado nacional - R$ 40 bilhões entre os anos de 2005 e 2010.O parlamentar ressaltou que a companhia é uma multinacional que leva a presença do Brasilatualmente a cerca de 19 países de quatro continentes, desenvolvendo diferentes atividades como uma das três maiores mineradoras do mundo.

Ney Suassuna chamou a atenção também para a viagem que o presidente da República fará nesta terça-feira à França, onde será efetivada a compra de 10 aviões Mirage para a substituição de aeronaves obsoletas. Segundo o senador, pela primeira vez o Brasil irá receber toda a transferência tecnológica, o que será importante para a indústria aeronáutica.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: