Cronograma de trabalho será definido nesta quarta-feira

Da Redação | 05/07/2005, 00h00

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos reúne-se nesta quarta-feira (6), às 9h, para discutir os novos requerimentos encaminhados ao colegiado e definir um cronograma de trabalho. A informação foi dada, nesta terça-feira (5), pelo presidente e pelo relator da CPI, senadores Efraim Morais (PFL-PB) e Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), após a realização de reunião técnica com assessores.

- Se a LDO ( Lei de Diretrizes Orçamentárias) for votada, só retomaremos nossos trabalhos na primeira semana de agosto, após o recesso. Caso contrário, funcionaremos normalmente em julho - afirmou Efraim.

A CPI foi criada para investigar a utilização das casas de bingo na lavagem de dinheiro e o envolvimento desse tipo de jogo com o crime organizado. Segundo Efraim, há algumas condições, já acertadas com os partidos de oposição, para o funcionamento da comissão. Relatou duas delas: a primeiraé não atrapalhar os trabalhos da CPI dos Correios e a segunda, garantir que seja instalada a CPIMista do Mensalão.

Efraim disse que cinco novos requerimentos, pelo menos, deverão ser analisados pela CPI dos Bingos nesta quarta-feira. Outros quatro foram aprovados em reunião anterior. Para o presidente da comissão, outros requerimentos são esperados, "porque são muitas as pessoas envolvidas na questão dos bingos". Ele comentou, no entanto, que tudo isso poderia ter sido evitado.

- Se essa CPI (dos Bingos) tivesse sido instalada há um ano, como foi proposto, muito do que está acontecendo hoje no que diz respeito à corrupção, tanto no Executivo quanto no Legislativo, poderia ter sido evitado - desabafou.

Para Garibaldi, poderá haver uma convergência dos trabalhos das CPIs dos Correios, dos Bingos e do Mensalão, com o cruzamento das informações obtidas pelas três comissões.

- Uma poderá ajudar a outra para se chegar a resultados mais consistentes. Aí poderemos afirmar que não foi só uma CPI que chegou à determinada conclusão, mas duas ou três - afirmou.

A reunião será na sala 3 da ala Alexandre Costa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)