Suassuna adverte para risco de "epidemias colossais"

Da Redação | 04/07/2005, 00h00

O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) advertiu que os governantes e autoridades sanitárias de todo o mundo têm se preocupado com a possibilidade "de sermos flagelados por uma epidemia de gripe de colossais proporções e de efeito devastadores." Ele destacou, nesta segunda-feira (4), que é importante que os laboratórios brasileiros e as filiais de laboratórios estrangeiros possam produzir medicamentos em maior escala, para a população não ficar desprevenida diante de uma eventual pandemia.

No momento, conforme Suassuna, a possibilidade que mais assusta, embora não seja a única, é o desencadeamento de uma epidemia de gripe provocada pelo vírus influenza, responsável pela chamada gripe do frango, ou influenza aviária, no Sudeste asiático. No entanto, ele admitiu que uma eventual pandemia pode ser controlada e debelada, desde que haja um esforço comum dos governantes, das autoridades sanitárias e dos empresários da área da saúde.

 Partindo do princípio de que a prevenção é um instrumento poderoso na promoção da saúde, a Roche Brasil, como faz o Grupo Roche em todo o mundo, elaborou um plano de gerenciamento para uma eventual pandemia de gripe que alcance nosso território - recomendou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: