Heráclito alerta para atuação da Previ

Da Redação | 01/07/2005, 00h00

O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) fez, na manhã desta sexta-feira (1), um alerta ao ministro da Fazenda, Antonio Palocci, sobre a queixa feita contra a Previ - fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil - pelo presidente da Telecom Itália no Brasil, Paolo dal Pino. Em entrevista à Folha de S. Paulo, citada pelo senador, dal Pino disse que o investimento, no país, da empresa - sócia da Previ na Brasil Telecom - tornou-se um "pesadelo" . Na entrevista, dal Pino chegou a demonstrar interesse em vender a participação do grupo italiano.

- Estou alertando o ministro da Fazenda, que é um homem sério e sensível a essa questão, para que analise com atenção a matéria, que pode causar danos para o país, pelo desestímulo ao investimento. É necessário que se vote imediatamente o marco regulatório, pois os investidores não podem ser surpreendidos - afirmou Heráclito.

Na entrevista à Folha, dal Pino disse que, se os fundos querem "reestatizar a Brasil Telecom" que o façam, mas de maneira completa. Lamentou ainda que os italianos tenham sido "maltratados" no Brasil e observou que há outros países interessados em receber sua empresa. "Parece que nosso investimento na Brasil Telecom não é bem recebido", constatou dal Pino. "Perfeito, vamos sair", anunciou.

- Chegou a hora de uma posição oficial do governo sobre essa matéria, que desacredita o Brasil perante os investidores internacionais. Se o governo quer reestatizar as empresas, que proponha ao Congresso uma lei - disse Heráclito.

O senador considerou estranho o silêncio a respeito do assunto por parte do Ministério da Previdência e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: