CPI dos Bingos deve ouvir primeiro Carlos Cachoeira

Da Redação | 30/06/2005, 00h00

Reunida nesta quinta-feira (30), a Comissão Parlamentar de Inquérito que investigará o envolvimento dos bingos com a lavagem de dinheiro do crime organizado decidiu começar seus trabalhos analisando a documentação já coletada em outros inquéritos referentes aos bingos e a Waldomiro Diniz. Nesta quinta-feira também foi indicado o relator dos trabalhos, o senador Garibaldi Alves (PMDB-RN).

- As diferenças entre os partidos não podem comprometer o trabalho da CPI, pois esse é o maior instrumento de fiscalização do Poder Legislativo - declarou Garibaldi, assegurando que todos as pessoas que tiverem envolvimento com as investigações serão convocadas a depor, inclusive, se for o caso, o ex-ministro da casa Civil, deputado federal José Dirceu.

O empresário do ramo de jogos, Carlinhos Cachoeira, deve ser um dos primeiros depoentes convocados pelos senadores. Fitas gravadas mostrariam o empresário sendo extorquido pelo ex-deputado André Luiz (sem partido-RJ) e negociando propina com Waldomiro Diniz.

Os senadores da CPI aprovaram na reunião ofício solicitando à Câmara dos Deputados cópia do processo que resultou na cassação de André Luiz. Também foi aprovado ofício à Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro solicitando cópia do relatório final pela CPI da Loterj e os depoimentos prestados àquela comissão, que apurou as denúncias de corrupção durante a gestão de Waldomiro Diniz como presidente da Loteria do Estado do Rio de Janeiro. Também foram pedidas cópias dos inquéritos sobre Waldomiro Diniz à Polícia Federal e ao Ministério Público do Rio de Janeiro.

A CPI deve voltar a se reunir na tarde da próxima terça-feira (5). De acordo com o presidente da comissão, Efraim Morais (PFL-PB), se houver recesso, os trabalhos devem continuar em agosto.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)