Alvaro Dias acha que discurso de Lula revela "viés autoritário"

Da Redação | 24/06/2005, 00h00

Em discurso no Plenário nesta sexta-feira (24), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) criticou o pronunciamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, transmitido em rede nacional de rádio e televisão nesta quinta-feira (23). Ele disse que o presidente Lula se apropriou do trabalho da Polícia Federal - que , segundo o senador, funciona em qualquer governo - para afirmar que seu governo combate a corrupção. No pronunciamento, o presidente Lula, na opinião do senador, revelou um "viés autoritário" e, ao mesmo tempo, incapacidade para o exercício da autoridade.

Essa incapacidade, na opinião do parlamentar, teria sido a principal razão dos descaminhos que têm levado o governo "a este momento de crise",  com diversas denúncias de corrupção. Alvaro Dias também citou artigo do jornalista Villas-Bôas Corrêa, publicado no Jornal do Brasil, sob o título "Hora de Baixar a Crista da Arrogância", com críticas ao presidente e a dirigentes do PT.

- O discurso do presidente ontem foi frustrante. Creio que ele poderia ter evitado o desperdício desses dez minutos preciosos em rede nacional de TV. Ele repetiu o que já havia dito, utilizou a Polícia Federal, que trabalha independentemente de quem governa o país. Trata-se de apropriação indébita do trabalho da Polícia Federal para dizer que tem combatido a corrupção - declarou o senador.

Para investigar as denúncias de que o governo teria pagado mesada de R$ 30 mil a deputados de sua base em troca de votos - o chamado mensalão -, Alvaro Dias diz que se deve "chegar ao quarto andar do Palácio do Planalto".

- Esperávamos do presidente Lula uma palavra permitindo que se chegue a esse núcleo de corrupção que leva ao Palácio do Planalto, a corrupção que desabridamente tomou conta do poder público no nosso país - acrescentou o senador.

 Alvaro Dias lembrou que a reforma ministerial ainda não foi feita pelo presidente. Segundo o senador, essa reforma é necessária para diminuir "a estrutura agigantada, com superposição de ações, paralelismo e altos gastos de custeio da máquina administrativa."  Ao responder a aparte do senador Paulo Paim (PT-RS), Alvaro Dias considerou acertada, do ponto de vista gerencial, a escolha da ministra Dilma Rousseff para a chefia da Casa Civil.

Ideli afirma que Lula respondeu às denúncias de corrupção com tranqüilidade

Líder da minoria diz que se decepcionou com pronunciamento do presidente Lula

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: