Capiberibe elogia funcionamento de CPI
Da Redação | 23/06/2005, 00h00
O senador João Capiberibe (PSB-AP) afirmou nesta quinta-feira (23) que está otimista porque constatou que é possível o funcionamento de comissão mista parlamentar de inquérito sem a paralisação das atividades do Congresso Nacional. Ele citou , como exemplo, a aprovação do texto da reforma política, pela Câmara dos Deputados, que, segundo ele, é uma resposta importante para a crise pela qual o Brasil está passando.
- A reforma política vai acabar com o voto nominal, que é o balcão de negócios da política. Com o envio desse projeto para o Senado, talvez possamos aprová-lo até setembro, para que passe a valer já nas eleições do próximo ano - afirmou.
A redução dos cargos de confiança de livre provimento no governo também foi defendida por Capiberibe como necessária para tornar a burocracia estatal mais profissional. Segundo o parlamentar, é preciso valorizar o funcionário de carreira, porque ele conhece a máquina pública.
- Os cargos de livre provimento tornam o país ingovernável porque paralisam a máquina pública a cada mudança de governo. Não é preciso mudar todo mundo, mas apenas mexer naquilo que é estrutural para acabar com o festival de falcatruas - observou o parlamentar.
Capiberibe elogiou também o Sistema de Informação Gerencial Siga Brasil, lançado recentemente pelo Senado Federal, que permite a qualquer cidadão brasileiroacompanhar os gastos públicos via internet. Segundo o parlamentar, o sistema vai ajudar a resgatar a confiança no poder público.
- Os gastos públicos têm que ser transparentes e públicos, assim como seus resultados. A divulgação pela internet pode nos ajudar enormemente a recuperar a confiança que perdemos do cidadão. Pena que ainda haja tantas pessoas sem acesso à internet.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: