Heráclito alerta Lula sobre denúncias de corrupção na Previ

Da Redação | 17/06/2005, 00h00

O senador Heráclito Fortes (PFL-PI), ao discursar em Plenário nesta sexta-feira (17), chamou a atenção do presidente de República, Luiz Inácio Lula da Silva, sobre possível fraude envolvendo o desvio de R$ 10 milhões da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ). O fundo de pensão, criado em 1904 pelos funcionários do banco, disponibiliza recursos para financiamento do setor produtivo brasileiro.

- É preciso que se verifique o que está acontecendo, porque estão em jogo  aposentadorias de milhões de brasileiros. As denúncias são de que o fundo teria tido  prejuízo de R$ 10 milhões em uma transação. Depois, o presidente Lula não venha dizer que não tinha conhecimento, pois quem está alertando é um senador da República - afirmou Heráclito.

O senador lamentou ainda o fato de duas matérias sobre as denúncias de corrupção na Previ terem sido, segundo ele, censuradas na imprensa. Heráclito informou que somente depois de reclamações as reportagens foram publicadas.

No mesmo pronunciamento, Heráclito disse que a indicação do senador Delcidio Amaral (PT-MS) para presidir a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Correios, criada para apurar as denúncias de fraudes em licitações na estatal, teria sido feita pelo governo "com a intenção de queimar" o líder do PT no Senado. O próprio Delcidio - comentou - teria aceitado a incumbência como um presente de grego.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: