Delcidio tem experiência no Executivo estadual e federal

Da Redação | 15/06/2005, 00h00

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga denúncia de corrupção na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (CPI dos Correios), senador Delcidio Amaral (PT-MS), está em seu primeiro mandato como senador. Especialista na questão energética, ele exerceu o cargo de ministro de Minas e Energia, no final do governo Itamar Franco, e foi secretário de estado  de Infra-Estrutura e Habitação, no governo de Zeca do PT, em Mato Grosso do Sul.

Em fevereiro deste ano, o senador foi eleito por unanimidade para liderar a bancada do PT no Senado dada as suas habilidades políticas.

Ex-governador de Goiás, o senador Maguito Vilela (PMDB-GO), eleito para vice-presidente da CPI dos Correios, começou sua carreira política como vereador, exercendo mandatos também como deputado estadual e federal. Maguito alinhou-se ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva desde o primeiro momento.

  O relator da CPI, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), já exerceu o mandato de vice-prefeito na cidade de Umuarama, tendo sido também deputado estadual. Exerce o seu segundo mandato como deputado federal. Advogado e professor universitário, participa como membro titular da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara e da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)